Saturday, March 27, 2021

A Malinche

1. 

Marina, la que yo sempre conmigo he traido

escreve-o a seu rei Cortés, meu concubino

aquele que me traz me trai, aportou num barco

me recebeu por escrava me trocou por dote

me ofereceu e retomou quando me viu útil

no interceder da fala nesse jogo bizarro

de telefone avariado 

 

em que participaram:

 

um padre (Aguilar), três línguas, o temido

Moctezuma, o soberbo meu amo, e uns quantos

caciques das terras, funcionando assim: Cortés

falava para o padre, o padre em maia para mim,

eu em náhuatl quer para o imperador quer 

para outra gente que de bom grado trocava,

como eu, os astecas, seus altares de sangue

pelos cristãos e o deus único que são três

 

batizaram-me de Marina e em revanche

chamaram os índios “o Malinche” a Cortés;

como eu, que já fui Malintzin, a cativa

que agora é um híbrido, um corpo

estupro, a mãe de Martín o mestiço

do México, a quem os caciques temem

e as mulheres sibilam la chingada

e já esquecem os filhos levados pelo tirano

anterior e dizem que eu trouxe traidor

mais ímpio, a varíola, que por ouro 

me despi, não honro a raça (mas como?

se morreu meu pai, me vendeu minha

mãe, se o abandono foi minha senha

o tráfico a minha vantagem, a dual

língua meu passe) que “não as represento”

 

mas qual entre nós não se sumiria já

criada para desembarcar rainha

qual de nós não sofreu de redução

à míngua, qual de nós, chingada, não teria

se pudesse, trocado de mãos e de língua?

 

 

2.

 

Os meus ovos, logo os pus na cesta

da indiferença do ego—da equi-

distância da sorte; se nasci

nobre, me enjeitaram por molesta

me tomaram por morta, por cativa

 

moeda, me passaram entre reinos

donos, credos. Por minha parte brandi

sobre um império dotes de linguista.

 

Quando com Cortés de raspão passámos

no retorno da conquista pela terra

de onde parti, a mãe velha, o irmão

que herdou—deixei-os gratos, pasmos:

nada de nativo me era congénito.

 

Eu pude ser real na abdicação.

 

 

No comments:

Blog Archive

Contributors